quinta-feira, 18 de abril de 2013

O MASP está acontecendo! Passa lá!


Aproveitei a terça-feira [16] gratuita do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand para visitar sua exposição temporária "O Triunfo do detalhe - Os mestres antigos: o retrato". Apesar de não estar em um dia muito animado por pinturas emparedadas, a surpresa foi muito boa. Assim como a mostra dedicada a Caravaggio, no ano passado, encontra-se uma seleção modesta, porém muito proveitosa de obras.
De frente para a galeria da exposição, observa-se uma seta branca "à direita" em uma parede azul, sugerindo um percurso. E posso dizer que a sugestão é muito conveniente e nos convence de que ali existe um enredo curatorial para destrinchar. Os textos colaboram com a apreciação histórica das obras e criam um relação bem-humorada entre as pinturas. E fique atento: a famosa "fenda" na parede central da galeria guarda uma paisagem interessante dentro da mostra!

"Papéis estrangeiros": dezenas de gravuras apaixonantes de Edgar Chahine!

No segundo piso, encontramos as 3 exposições "fixas", ou sem previsão de encerramento: Papéis estrangeiros, Deuses e Madonas e Romantismo. Quem visitou o museu nos últimos anos pode apreciar essas exposições que podem lhe roubar um dia inteiro, o que seria muito exaustivo! Recomenda-se ir com calma e apreciar uma exposição a cada terça-feira. Além dos trabalhos que se revelam a nós em cada visita, a exposição Deuses e Madonas se movimenta ao longo do ano, trazendo novos arranjos e novos percursos no seu espaço.

Infelizmente, perdi Obsessões da forma, mostra dedicada ao acervo escultórico do MASP. Provavelmente fica no subsolo. Além de não encontrar facilmente, eu já estava detonado pela densa viagem de dois andares de 700 anos de Arte! Os detalhes das mostras no museu estão aqui.

Você acha que acabou? Que o MASP é só artes plásticas?

Na calada do museu, às segundas-feiras [19h30], o projeto Letras em Cena traz grandes atores nacionais para o auditório do MASP em leituras dramáticas (os atores se sentam e fazem uma leitura do texto; é como ouvir rádio, exceto pela visão dos atores em seu serviço de concentração). Posso garantir que leituras dramáticas são uma ótima opção para os sedentos por Arte e admiradores do teatro. E o melhor: é grátis. A programação de leituras e a reserva de lugares pode ser feita aqui no site do projeto, basta ir em Programação e clicar em "Faça sua reserva" na página do evento desejado.

E ainda tem a montagem da peça "Camille e Rodin", de Franz Keppel, aos fins de semana. Por sorte, a peça teve sua temporada prorrogada em 2013 até 26 de maio, com ingressos por até $20 às sextas-feiras! Eu vou lá, com certeza. O melhor é comprar na bilheteria, pela Rede sempre tem taxa de conveniência... 



E é isso. MASP é MASP, muita gente conhece, mas sempre vale a pena deixar a dica pra quem passa em frente ao suntuoso edifício, não sabe o que ele oferece e perde a chance de conferir programação de qualidade sazonalmente gratuita ou popular.

Nenhum comentário: