domingo, 30 de setembro de 2012

O INUSITADO TROCA-TROCA DE HANA PESUT


Para fans de ideias inovadoras na arte de fotografar.


Caros internautas e amigos arte Educadores, dentro do meu processo na fotografia, compartilho com vocês nesta postagem algo que me fez questionar novamente o que é arte nesta linguagem, ou o que é válido como arte em diversas outras linguagens,algo pelo qual você  gosta, porque denuncia, porque é bonito, porque encanta???...Vejo por exemplo fotografias "profissionais" expostas a todo momento,difícil mesmo está sendo inovar em algo que está se perdendo, levando em conta as possibilidades de reproduzir;Esta portanto me fez refletir sobre a simples ideia de "ser o outro" em um mundo atual cada vez mais competitivo em que as vezes pessoas esquecem-se de ser humanas.
Afinal quando identificamos no meio de reproduzir uma ideia, a ideia ao invés de equivocar-se pelo encantamento da imagem e linguagem por si só??? A linguagem teatral passa pelo mesmo dilema. Dentro do contexto social, processo e sua finalidade este questionamento também é um equívoco??? 

 Vejam a matéria abaixo e comentem:


Às vezes, quando brigamos com alguém, nos achamos no direito de apontar no outro todos os seus defeitos. Será que nesses momentos não seria legal se colocar no lugar do outro? Pelo menos para entender o que se passa naquele mundo, que você julga tão diferente do seu. Metaforicamente, essa parece ter sido a ideia da fotógrafa Hana Pesut ao propor a alguns casais que fizessem um inusitado e divertido troca-troca.

casal, Hana, Pesut, troca
© Hana Pesut (Ben and Mandy).
Você já pensou como seria se colocar no lugar do outro? Sabe aquelas vezes em que você aponta seu dedo na cara de alguém e dispara a dizer como a pessoa deveria ser, ao invés de olhar para os próprios erros e defeitos? Pois bem, esse seria o momento perfeito para sair do seu mundinho e entrar no daquela pessoa, pelo menos para ter certeza de que você está mesmo certo quando a acusar de estar errada.
Essa breve reflexão combina com a expressão em inglês “walk in his shoes” (ou “andar nos sapatos dele”), que nos sugere se colocar no lugar do outro. Isto é apenas uma tentativa de traduzir em palavras o adorável trabalho da fotógrafa canadense Hana Pesut.
Hana é uma fotógrafa autoditada que mora em Vancouver, Canadá. Ela acredita que os pequenos momentos da vida às vezes são perdidos em meio à correria do nosso dia-a-dia. Que as pessoas sabem que seria bom poder registrá-los sempre mas, geralmente, não pensam no quanto isso é importante até que o momento tenha passado. No caso dela, nada passa desapercebido. E, por isso, ela se dedica a não deixar que os pequenos e relevantes momentos escapem.
casal, Hana, Pesut, troca
© Hana Pesut (Cam and Jill).
casal, Hana, Pesut, troca
© Hana Pesut (Chad and Jessica).
No caso da série intitulada switcheroo, Hana resolveu sair por aí clicando casais com as roupas trocadas. Isso mesmo! Exatamente todas as peças de um foram parar no corpo do outro. E não é só isso: até nas poses e atitudes dá para perceber que a troca foi completa.
Além de divertida, a série pode nos fazer pensar que, em uma relação, seja amorosa, de amizade ou familiar, é importante saber se colocar no lugar do outro. Não adianta ser egoísta, bater o pé e querer que tudo sempre saia do seu jeito. É necessário entender que os outros também têm suas vontades, desejos e sonhos. Se colocar no lugar do outro é um exercício difícil, mas que pode ser recompensador.
casal, Hana, Pesut, troca
© Hana Pesut (Christina and Phil).
casal, Hana, Pesut, troca
© Hana Pesut (David and Naomi).
Conheça outros trabalhos de Hana Pesut em “Sincerely Hana” .
Agradecimentos especiais à artista, que gentilmente cedeu as fotografias que ilustram o artigo.
casal, Hana, Pesut, troca
© Hana Pesut (Dustin and Shmoo).
casal, Hana, Pesut, troca
© Hana Pesut (Jillian and Andrew).
casal, Hana, Pesut, troca
© Hana Pesut (Jodi and Rob).
casal, Hana, Pesut, troca
© Hana Pesut (Leila and Azim).
casal, Hana, Pesut, troca
© Hana Pesut (Michelle and Jesse).
casal, Hana, Pesut, troca
© Hana Pesut (Mike and Maggie).
casal, Hana, Pesut, troca
© Hana Pesut (Pan and Bruce).
casal, Hana, Pesut, troca
© Hana Pesut (Steve and Monika).
casal, Hana, Pesut, troca
© Hana Pesut (Sydney and Owen).
Fontes: Sincerely Hana e Revista Gloss/Novembro 2011.


Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2012/09/o_inusitado_troca-troca_de_hana_pesut_1.html#ixzz27yN0K7oc

Nenhum comentário: