domingo, 11 de agosto de 2013

Artistas da Finlândia fazem performances em SP; veja programação

Matéria do Guia Folha (veja aqui)

A performance artística finlandesa é o foco da mostra "Fin La! La! La!", que a partir desta sexta-feira (dia 9) exibirá cinco trabalhos de desempenho ao vivo no Sesc Pinheiros (zona oeste de São Paulo).

Divulgação
"Parasitic", performance de Karolina Kucia, parte da programacao do festival Fin La! La! La! Finlandia-Brasil: Experimento Live Art.
"Parasitic", performance de Karolina Kucia, parte da programacao do festival Fin La! La! La! Finlandia-Brasil: Experimento Live Art.

Neles são tratadas questões como o pós-industrialismo, a pena de morte, relacionamentos parasitários e o colapso.
Fruto de uma parceria entre artistas da Finlândia e do Brasil, o projeto ainda realiza uma mostra de vídeos no MAM, além de debate e encontro entre artistas (evento exclusivo para os participantes do curso de performance do MAM).
O projeto é apoiado pelo Frame Visual Art Finland, Theatre Academy of the University of the Arts Helsinki, a Embaixada da Finlândia no Brasil e a SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco.
Veja a programação completa abaixo.
Sesc Pinheiros - r. Paes Leme, 195, Pinheiros, tel. 3095-9400. Executed Stories, 135 min., sex.: 16h30. Sáb.: 19h30. Life in Bytom, 90 min., sex.: 19h. Dom.: 16h. Parasitic, 60 min., sáb.: 17h30. Dom.: 18h. CC: AE, Au, D, M e V. GRÁTIS
MAM - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, Pq. Ibirapuera, tel. 5085-1300. Ter.: 17h às 22h. Qui.: 17h às 18h e 18h30 às 22h. Até 15/8. GRÁTIS


PERFORMANCES - SESC PINHEIROS
9/8
16h30 - "Executed Stories" (Juha Valkeapää)
19h - "Life in Bytom" (Tero Nauha)
10/8
17h30 - "Parasitic" (Karolina Kucia)
19h30 - "Executed Stories"
11/8
16h - "Life in Bytom"
18h - "Parasitic"
17/8
15h - "Astronomer: experiment" (Nauha, Cássio Santiago, Valkeapää)
18/8
11h - "Perfect Shipwreck Tour" (Elisa Band, Kucia)
15h - "Perfect Shipwreck Tour" (Elisa Band, Kucia)
-
MAM
13/8
17h-22h - Mostra de vídeos "Performative Consequences and Affects": nova Performance Arte finlandesa em vídeo e Vídeo-arte das coleções do AV-arkki, the Distribution Centre for Finnish Media Art. Curadoria de Tero Nauha.
15/8
17h-18h - Conversa sobre performance art. Com Karolina Kucia, Tero Nauha, Juha Valkeapää, Elisa Band e Cássio Santiago.
18h30-22h "Performative Consequences and Affects"

 CLIQUE PARA AMPLIAR A IMAGEM

sábado, 13 de julho de 2013

sexta-feira, 12 de julho de 2013

PROJETO LEMBRAR é oportunidade para educadores debaterem e levarem a questão Nazista para o ensino

CLIQUE NA IMAGEM PARA MAIS INFORMAÇÕES

Essa formação de educadores é gratuita e acontece no Centro da Cultura Judaica [R. Oscar Freire, 2500 - Metrô Sumaré]. Tive o prazer de participar em 2012 e foi um ótimo momento de convivência entre educadores com muito debate e produção de conteúdo. É uma ótima dica para os educadores que buscam inserir a II Guerra Mundial e o Nazismo em seus planejamentos.

O curso acontece no dia 17 de Agosto de 2013 [sábado], a partir das 15h30 [5h de duração com certificado e material educativo]. As inscrições limitadas a 60 vagas requerem Nome/RG/Telefone/E-mail e podem ser feitas pelo telefone (11) 3065-4333 ou inscricao@culturajudaica.org.br

sábado, 22 de junho de 2013

Novas experiências com alunos


Este é um breve registro dos resultados de trabalhos realizados pelos meus alunos

Se trata de uma "manobra" reflexiva partindo da dimensão da arte com relação ao tempo estabelecido de aulas de Artes no colégio,(1x por semana 45 minuts).
Pois bem, diante disso lancei a proposta e mediei os debates pois minha hora sempre foi "marcada", mas a experiência é ampla transcendemos as possibilidades e com a turma do 9° ano ( adolescentes entre 13 e 15 anos)
Trabalhamos a própria imagem diante de tudo que nos rodeia, desde a sociedade como um todo,nosso meio político, convivência (familiar e escolar), buscas do ser humano desde os primórdios dentre outros tópicos que foram surgindo junto com referenciais teóricos que foram sendo necessários para este estudo.

"E quem diria que para leitura de imagem,para pensar tempo,para nos conhecer, para entender nosso meio... É preciso percorrer nosso tempo histórico estudando arte!!!" (comentou um grupo de alunos otimistas)

Estamos apenas em um começo instigante e sinto muito orgulho de poder compartilhar neste blog com excelentes educadores, amigos, internautas e leitores interessados, uma pequena parcela desta descobertas, qualquer crítica e sugestão será bem vinda para minha análise e crescimento, fiquem a vontade.

Cada fotografia  tirada pelos alunos foram discutidas em rodas coletivas onde cada um expôs pontos de vistas de suas concepções artísticas numa descoberta "identidária" surgindo as frases e as imagens a seguir: