sábado, 22 de junho de 2013

Novas experiências com alunos


Este é um breve registro dos resultados de trabalhos realizados pelos meus alunos

Se trata de uma "manobra" reflexiva partindo da dimensão da arte com relação ao tempo estabelecido de aulas de Artes no colégio,(1x por semana 45 minuts).
Pois bem, diante disso lancei a proposta e mediei os debates pois minha hora sempre foi "marcada", mas a experiência é ampla transcendemos as possibilidades e com a turma do 9° ano ( adolescentes entre 13 e 15 anos)
Trabalhamos a própria imagem diante de tudo que nos rodeia, desde a sociedade como um todo,nosso meio político, convivência (familiar e escolar), buscas do ser humano desde os primórdios dentre outros tópicos que foram surgindo junto com referenciais teóricos que foram sendo necessários para este estudo.

"E quem diria que para leitura de imagem,para pensar tempo,para nos conhecer, para entender nosso meio... É preciso percorrer nosso tempo histórico estudando arte!!!" (comentou um grupo de alunos otimistas)

Estamos apenas em um começo instigante e sinto muito orgulho de poder compartilhar neste blog com excelentes educadores, amigos, internautas e leitores interessados, uma pequena parcela desta descobertas, qualquer crítica e sugestão será bem vinda para minha análise e crescimento, fiquem a vontade.

Cada fotografia  tirada pelos alunos foram discutidas em rodas coletivas onde cada um expôs pontos de vistas de suas concepções artísticas numa descoberta "identidária" surgindo as frases e as imagens a seguir:






 







3 comentários:

André Soares disse...

Ka, fiquei curioso pra saber mais do projeto. Na sala de aula, vcs discutem temas diversos e eles recebem alguma instrução específica sobre o quê buscar nas fotografias que fizerem? E como é definido o texto que apareceu junto às fotografias? Vc pretende manter o projeto somente com fotografia ou pretende ampliar para outras linguagens? E parabéns pelo seu trabalho!

Unknown disse...

Na verdade foram processos de aulas nestes 2 meses e meio ou menos até, com entradas e saídas das salas de aula,descobri o distanciamento deles entre eles mesmos e para com os professores pelo segmento de currículo (necessidades de atingir metas criadas pelo sistema)e tamanha dificuldade de dialogo,o interessante é que não havia rota traçada para o trabalho a proposta foi: Estabelecermos juntos uma linguagem para mostrar o olhar de cada um sobre a arte de modo autônomo, no caso a linguagem fotográfica que é algo tão comum no cotidiano de todos principalmente hoje(com redes sociais Etc), Foi um processo de auto conhecimento e um modo de dar um outro sentido ao estudo de arte partindo de um estudo de imagens, acredito que no pacote está incluso tudo que é inerente ao homem, a partir do momento em que se percebe no ato de experimentar (sentir) que a arte é atemporal, se explora por qualquer viés, pois considera-se dado o ponto de partida.

Unknown disse...

Nas fotografias mostrei alguns referenciais teóricos e pedi para eles refletirem sobre o que cada palavra representa,foram feitos exercícios práticos para consciência corporal em seguida reflexão do que é corpo, natureza,olhares... São muitas coisas, como eu havia escrito é apenas uma pequena parcela...Mediei apenas e deixei fluir, como resultado o gosto foi muito bom!!! Respondendo a ultima pergunta não sei se continuo na escola, caso eu continue a intenção é expandir sempre evoluindo e percorrendo linguagens, meios e métodos...

Obg pelos parabéns embora num seja mto mérito é algo que deveria fazer parte sempre nas escolas para qualquer "ponto de partida".Caso tenha ficado algo vago por favor pergunte a novamente rsr